Em atendimento à Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e visando melhorias na segurança e na performance do portal de dados do cronotacógrafo, a Coordenação do Programa de Verificação de Cronotacógrafos realizou a implementação de duas alterações no sistema.

A primeira foi a retirada da opção "ver" da consulta de documentos: https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/certificados/consultar;

A segunda foi a implementação da solicitação de preenchimento dos campos de Placa e Renavam para realizar o download do certificado.

Essas ações garantem a proteção dos dados sensíveis dos proprietários dos veículos, tendo em vista a necessidade de informar os dados dos veículos e proprietário para acessar os  certificados e promovem uma melhoria do desempenho do sistema, pois, com a restrição de consulta de placa em lote, não há possibilidade da utilização de sistemas automatizados que consomem recursos do portal e prejudicam a todos.

O passo a passo para acessar os certificados está disponível em: https://wiki.inmetro.rs.gov.br/index.php/Guia_R%C3%A1pido_(Crono)_-_Consultar_certificado.