Devido à transição para o novo RTM aprovado pela Portaria Inmetro nº 535/2019 e seus desdobramentos, à mudança de direção do Inmetro e desta Coordenação do Programa de Cronotacógrafos (CPC) e ao cenário mundial de pandemia do Covid-19, houve atrasos nas ações necessárias para o retorno dos agendamentos das avaliações nas instalações dos PAC e candidatos à PAC.
Cientes das dificuldades enfrentadas no âmbito mundial e buscando sempre atendê-los em suas necessidades, informamos que estamos retomando as avaliações.
Neste momento, como a maioria dos avaliadores do Inmetro são pertencentes aos órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - Inmetro, subordinados aos governos estaduais, e considerando que o retorno ao trabalho destes entes depende da liberação por parte dos governadores, os agendamentos obedecerão à disponibilidade dos avaliadores em cada estado da federação. 
As avaliações seguirão a ordem cronológica de recebimento dos processos pela equipe de agendamento da coordenação, por estado, e as prioridades de atendimento são referentes aos candidatos à PAC, às mudanças de endereço de PAC já em funcionamento e às substituições de bancos de rolos.
Com relação às manutenções, ressaltamos que não haverá paralisação das atividades e não haverá bloqueio dos usuários no portal de cronotacógrafo devido ao atraso das avaliações. Estas serão retomadas assim que atendermos à demanda prioritária reprimida.
Desta forma, solicitamos aos interessados que aguardem o contato desta coordenação para o agendamento da avaliação. Entendemos os aspectos econômicos envolvidos pelo atraso nas liberações, mas toda consulta externa, por Lei, deve ser respondida pelo Inmetro, causando sobrecarga no trabalho desta coordenação e atrasando ainda mais os agendamentos e liberações dos postos.
Favor revisar as exigências constantes do RTM aprovado pela Portaria Inmetro nº 535/2019, pois não conformidade que enseje em nova avaliação, fará com que a solicitação fique no fim da fila.