Informamos que, neste ano de 2020, foram ofertadas pelo Inmetro 2 turmas do curso Execução de Ensaios em Cronotacógrafos, nos períodos de 19/10/2020 a 05/11/2020 e de 30/11/2020 a 16/12/2020. No total foram 160 inscritos, sendo 120 aprovados e 40 reprovados (com 27 evasões).
 
O curso é gratuito, realizado na modalidade EAD com carga horária de 25h, e tem por objetivo capacitar os participantes a executarem a selagem e o ensaio metrológico, conforme regulamento técnico metrológico vigente, com o intuito de subsidiar as verificações subsequentes realizadas pelo Inmetro. Em 2020 o conteúdo do curso foi revisado considerando a alteração da legislação referente ao Programa de Verificação Subsequente de Cronotacógrafos, aspectos didáticos e às exigências do Governo Federal quanto aos treinamentos oferecidos por órgãos públicos.

Ressaltamos que em 2021 o Inmetro prevê a realização de 3 cursos de Execução de Ensaios em Cronotacógrafos, com o primeiro previsto para o mês de março. As inscrições para esse curso serão abertas após a publicação de novo Informativo com as orientações necessárias e com a devida antecedência.

Aproveitamos para esclarecer que, são pré-requisitos para a realização do curso:

- ser maior de 18 anos;
- comprovar a conclusão do ensino médio;
- comprovar que possui curso de qualificação vigente de manuseio e selagem de cronotacógrafos, ministrado por fabricantes de cronotacógrafos;
- comprovar que possui curso de qualificação de manuseio e utilização do equipamento simulador de pista para atuação na atividade específica de ensaio e validação, ministrado por fabricantes de simulador de pista.

Para mais informações, entrar em contato através do endereço eletrônico cronotacografo@inmetro.gov.br.