Informamos que, desde o início de 2017, em função da entrada em vigor de uma nova plataforma de cobrança, as GRU emitidas pelo Inmetro passaram a ser previamente registradas no Banco Brasil. Essa mudança trouxe instabilidade ao sistema do cronotacógrafo, na emissão de GRUs. O sistema foi atualizado em 27/01/2017 para sanar essas instabilidades.

Após a entrada em vigor dessa nova plataforma de cobrança, os bancos passaram a enviar mensagens de obrigações a pagar por meio de Débito Direto Autorizado (DDA). Caso a GRU tenha sido paga, essas mensagens devem ser desconsideradas.

Recomendamos que o pagamento seja efetuado dentro do prazo de validade do documento. Entretanto, caso esse prazo se encontre expirado, uma 2ª via da GRU, com um dia útil de validade, poderá ser solicitada ao Posto Autorizado de Cronotacógrafos.

O Inmetro não cobra multa sobre o valor da GRU de ensaio, de R$ 64,74, em caso de pagamento com atraso. No entanto, a emissão do Certificado de Verificação do Cronotacógrafo somente ocorre após a efetivação do pagamento. Recebemos relatos de cobranças pelos bancos de multas sobre esse valor. Nesses casos, poderá ser solicitado ressarcimento do valor adicional pago de acordo com os procedimentos da Dúvida Frequente nº 16 em duvidas-frequentes.