A troca do cronotacógrafo consiste da substituição de um instrumento instalado no veículo por outro com Portaria de Aprovação de Modelo e implica em inulidade do certificado de verificação. A troca de instrumento visa manter atualizadas as informações dos instrumentos no sistema do cronotacógrafo, da selagem e do ensaio do novo instrumento.
A retirada de um instrumento de um veículo, mesmo que sem substituição por outro, também deve ser registrada no sistema.
Cada instrumento possui uma identificação única composta pela sua marca, modelo e número de série e somente um instrumento deve possuir essas informações. Sendo assim, nos casos em que ao informar a selagem:
- tenha ocorrido troca do instrumento ou algum erro de digitação e o veículo possuir uma selagem anterior informada para outro instrumento, o sistema indicará a mensagem "Veículo possui selagem informada para outro instrumento.";
- caso o instrumento a ser informado já tenha sido informado para outro veículo, o sistema indicará a mensagem "Instrumento já informado para outro veículo".
A empresa deve seguir as orientações que constam no anexo.