Esse informativo visa ressaltar a importância da realização do procedimento do informativo 56 para a retirada/baixa do cronotacógrafo já cadastrado no sistema.

A troca do cronotacógrafo consiste da substituição de um instrumento instalado no veículo por outro com Portaria de Aprovação de Modelo e implica em nulidade do certificado de verificação. A troca de instrumento é obrigatoriamente acompanhada pela realização do procedimento do Informativo 56, que visa manter atualizadas as informações dos instrumentos no sistema do cronotacógrafo, da selagem e do ensaio do novo instrumento.

A retirada de um instrumento de um veículo, mesmo que sem substituição por outro, também deve ser registrada no sistema por meio do Informativo 56.

É dever das Oficinas e dos Postos de Selagem, dos PACs e dos PACs-RR realizarem o procedimento do Informativo 56 e cabe aos órgãos da RBMLQ-I avaliarem se essas informações estão sendo cadastradas no sistema.

O Informativo 56 pode ser cadastrado no sistema utilizando a ferramenta "Comunicação de retirada/baixa de cronotacógrafos" na Central de Atendimentos.